No curso dos últimos anos têm-se redescoberto em âmbitos científicos, a importância e o sentido do ritmo para o ser humano. Toda vida implica em ritmos; o conjunto de processos vitais é uma harmonia rítmica, tal como o Universo inteiro pulsa em ritmos. O próprio ser humano é uma conjunção de múltiplos ritmos diferentes.
Uma das características da atualidade é o alto grau de autonomia alcançado pelo ser humano frente aos ritmos naturais que outrora regiam e condicionavam sua vida e atividade e, por consequência, a organização de seu tempo. Essa autonomia permitiu-lhe desenvolver uma intensa e inusitada atividade, que enriquece notavelmente sua vida, e por outro lado, a falta de ritmo acarreta numa torrente de problemas.
Todo processo vivo de aprendizagem deverá necessariamente respeitar e fomentar um ritmo adequado. A Pedagogia Waldorf considera fundamental a alternância sadia e equilibrada entre concentração e expansão, entre atividade intelectual e prática, entre esforço e descanso. Assim se planeja o mais cuidadosamente possível, a partir desse ponto de vista, tanto a prática educativa anual, mensal, semanal e diária, como também cada uma das horas de aula, a fim de conseguir o ritmo adequado às fases de compreensão, assimilação e produção da aprendizagem.
Nos primeiros sete anos ( na Educação Infantil), tempo e espaço serão vivenciados de forma bem orgânica e concreta, através do ritmo impresso pelas sequências de atividades propostas.
Esse ritmo é constituído basicamente de atividades de concentração e de expansão, que sucedem em constante dinâmica, acompanhando o ciclo da natureza em seu ritmo de inspiração e expiração, dia e noite, vida e morte, verão e inverno, etc. Através dessas atividades harmonizaremos as vivências de polaridades tais como: dormir e acordar, claro e escuro, dentro e fora, contração e expansão.
No dia-a-dia, as repetições de tarefas e de movimentos estabelecerão os hábitos – a memória inconsciente corporal que permanecerá por toda a vida.
O transcorrer da semana definido por atividades específicas de cada dia, possibilita a percepção qualitativa do tempo.
A passagem pelas estações do ano e suas festas é marcada por experiências bem concretas e pelo intenso processo de preparação para cada evento. Cultiva-se dessa forma o respeito pela natureza e a postura de reverência.
As atividades assim regidas com ritmo farão com que as crianças sintam-se mais tranquilas, seguras, com saúde, e, consequentemente prontas para aprender sempre o novo.
Baseando-se nesses fundamentos a metodologia do jardim de infância e do maternal Waldorf são planejadas e desenvolvidas através de atividades rítmicas anuais, mensais, semanais e diárias.