Na Pedagogia Waldorf dá-se uma importância fundamental à educação no primeiro setênio ( do 0 aos 7 anos de idade) por tratar-se da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico. A educação visa proporcionar um corpo são para torná-lo um melhor instrumento de expressão e atuação durante todo o aprendizado futuro.
Nessa fase a criança aprende a adequar-se aos apelos do mundo por meio da imitação das pessoas e das ocorrências ao seu redor.
Diante de uma infinidade de opções de ambientes e estímulos externos consequentes do desenvolvimento da humanidade atual, cabe a nós adultos escolhermos a qualidade do ambiente e atitudes dignas de serem imitadas pelas crianças. Ao observar as crianças, hoje, temos a impressão de que elas já nascem bem mais maduras do que as crianças de 30, 40 anos atrás. Ficamos impressionados diante da postura, do olhar, de todo o comportamento das crianças pequenas de hoje.
Uma das perguntas fundamentais da educação atual é como lidar com essa aceleração do desenvolvimento da criança. Será que, de fato, a solução consiste na antecipação dos conteúdos de ensino? Ou as crianças estão esperando outra solução para as suas necessidades?
A solução está na real compreensão fisiológica e psicológica do desenvolvimento da criança, e a partir dessa compreensão profunda temos a tarefa, como adultos responsáveis pela formação da criança, proporcionar o ambiente e situações propícias para o seu desenvolvimento durante esse período em que ela depende tanto de nossas decisões sensatas.